sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Redes sociais: estudo diz que empresas devem controlar menos os funcionários

Por serem ainda algo novo, as redes sociais levantam uma série de questões. Uma das dúvidas mais recorrentes é: até que ponto o que as pessoas escrevem em blogs e em sites como Facebook e Orkut pode ser monitorado e usado contra elas no ambiente de trabalho?

Um estudo divulgado pela consultoria em recursos humanos Acas aponta que muitos chefes têm a impressão de que os funcionários apresentam uma postura inadequada nas redes sociais. Contudo, o relatório aponta que as empresas não devem tentar controlar o que os profissionais escrevem na internet.

"Fazer um monitoramento pesado [do que os funcionários falam nas redes sociais] pode causar uma sensação ruim e consumir tempo", escreveu no relatório o CEO da Acas, John Taylor. "Um gestor não deveria seguir um empregado quando ele está no bar para checar o que ele ou ela diz aos amigos sobre seu dia de trabalho. Só porque é possível fazer isso online, não significa que deveria ser feito", acrescentou.

O especialista destaca no estudo, no entanto, que as empresas precisam criar políticas para assegurar que os funcionários não divulguem informações confidenciais ou que possam gerar algum problema para a organização. Baseado na perspectiva de que mais de 50% das pessoas hoje acessam redes sociais durante o horário de trabalho - seja por seus próprios equipamentos ou com os da empresa -, o ideal é conscientizar as pessoas do que elas devem, ou não, dizer nesses ambientes. 

O conselho da Acas é que as corporações deveriam consultar sua equipe e os sindicatos para definir o que fazer ou não na internet e nas mídias sociais, deixando claro as consequências de ferir essa política. De acordo com a consultoria, ao discutir essas regras, os funcionários não se sentem censurados, ao mesmo tempo em que as empresas ficam um pouco mais seguras em relação ao vazamento de informações.

Para o CEO da Acas: "A conduta online não deveria ser diferente da conduta offline. Profissionais precisam assumir que tudo o que eles dizem na internet pode tornar-se algo público e deveriam pensar o que eles querem que seus colegas ou chefe leiam."

Por fim, Taylor destacou que as companhias exigem que seus profissionais estejam atualizados e as mídias sociais são, hoje em dia, uma importante ferramenta para isso. "As empresas precisam ter isso em mente", concluiu.