sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Especial Aniversário da Banda Grafith: Grafith, o carbono da alma popular

Os irmãos Joãozinho, Kaka e Carlinhos.
A Banda Grafith é talvez a mais longeva do cenário musical potiguar em plena atividade. Atravessou as décadas de 80 e 90 com a marca do pioneirismo no lançamento de ritmos de apelo popular em Natal, como o samba-reggae ou a mais nova coqueluxe do momento: o arrocha e a pisadinha, cujo sucesso Me chama de my love já estourou nas rádios. A formação original dos quatro irmãos músicos se mantém inalterada. A sintonia musical e o repertório sem limite de gênero ou preconceitos permite apresentações em eventos dos mais sofisticados até shows em áreas periféricas da cidade. A flexibilidade de adaptação, a produção elaborada de show independente de local e a qualidade e experiência musical dos integrantes colaboram para shows quase diários e agenda marcada já para 2011.


Os irmãos Grafith driblam os efeitos de um tempo contemporâneo a bandas como Impacto Cinco, Terríveis, Montagem, Banda Mix, Circuito Musical e outras. Todas elas bandas de baile iniciadas entre asdécadas de 70 e 80. A Banda Grafith se destaca com algumas composições próprias ou intérprete de músicas que se tornam marca da banda. É o caso de um dos primeiros hits da banda: o samba-reggae Camaleão. Outro grande sucesso - Chico bateu no bode - esconde um crítica pouco conhecida ao compositor Chico Buarque. A composição é do genro de Chico, o baiano Carlinhos Brown. "A música estoura com a gente e passa a ser quase nossa. Temos essa marca de apresentar a novidade, agora com o arrocha e a pisadinha", afirma Cristiano Gomes de Lima Júnior, o Júnior Grafith, que saiu dos palcos para empresariar o grupo.

Durante mais de duas décadas de atividade, a Banda Grafith conquistou um público fiel em diferentes camadas sociais. O Dvd do grupo foi gravado ao vivo em show para 20 mil pessoas no Shopping Estação, na Zona Norte. Aliás, o slogam da banda é facilmente comprovável: "Quem sabe faz ao vivo". Todos eles respiram música e tocam vários instrumentos. "Temos uma legião de fãs sobretudo em estados do Nordeste como Ceará, Pernambuco e Paraíba, e também no Rio de Janeiro. Essa credibilidade nós conquistamos em função de tocarmos tudo e em qualquer canto", se orgulha Júnior Grafith. 

De fato o repertório é tão vasto que os integrantes sequer têm estimativa de quantas músicas compõe o set list da banda. Jovem guarda, reggae, axé, forró, bolero, brega, conforme o pedido. E também à época. O Grafith sempre esteve adequado às novidades de cada geração. Nos anos 80, predominava o rock de Brasília, com Legião Urbana, Capital Inicial, também o Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Um dos grandes sucessos do grupo é a canção Camaleão, tocada em vários shows da banda. 


Um comentário:

SWINGUEIRA DE NATAL disse...

E desde quando grafith compõe? Assim é fácil fazer sucesso...